quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

 
Modelo vivo
 
Desenho de modelo vivo é o exercício do desenho da figura humana (corpo humano) na presença de um modelo nas suas várias formas e posições. A execução deste tipo de desenho pode ser de uma forma simples (com carvão, por exemplo), ou mais detalhadamente, usando lápis ou outros tipos de ferramentas de desenho. Se tinta for usada, o processo (mas não o trabalho terminado) é denominado de "pintura da figura humana". A variante tridimensional da representação do corpo humano denomina-se de escultura da figura humana.

O observador

Numa sala de aula desta disciplina os estudantes dispoem-se em torno do modelo formando um semi-círculo (preferido geralmente), ou um círculo completo. Nenhum dos observadores tem exactamente a mesma vista, reflectindo cada desenho a perspectiva única de cada artista relativamente ao modelo. Visto que o objectivo do exercício é aprender a representar o corpo humano em todas as suas variantes formais, de idade e de etnias não existem limitações na escolha do modelo (a possível excepção são crianças) e este não tem que ser necessáriamente belo.
Dependendo do tipo de pose são, por vezes, utilizados acessórios que podem estar próximo do modelo ou efectivamente em contacto físico com este. Estes elementos devem ser incluídos no desenho e representados tal qual se encontrem, mesmo quando o observador tem o seu campo de visão parcialmente obstruído.

Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenho_de_modelo_vivo> Acesso em: 25 fevereiro 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário